sábado, 09 de abril de 2022 - 15:32h
Glebas Federais ao Estado do Amapá
Glebas Federais ao Estado do Amapá
Por:

O Presidente da República, Sr. Jair Bolsonaro repassou na tarde desta quinta-feira (07/04/2022)  a titularidade de  06 Glebas Federais ao Estado do Amapá, o que equivale aproximadamente 1.155.000 hectares de terras da União que passam a pertencer ao Estado do Amapá. O evento contou com a participação do Governador do Estado do Amapá, Sr. Waldez Góes, o Senador da República Davi Alcolumbre, o Diretor-Presidente do Amapá Terras, Sr. Julhiano Cesar Avelar, os Deputados Estaduais Marília Góes e  Jesus Pontes, os Deputados Federais Leda Sadala, Luiz Carlos Gomes, Acácio Favacho e Jorielson Brito Nascimento, o  Promotor Zeca Barreto, entre outros representantes do Estado do Amapá.

O Estado do Amapá receberá da União um total de 23 glebas, em Janeiro deste ano  já foram transferidas 02 glebas federais (Santa Maria e Água Fria), agora foram repassadas mais 06 glebas (Macacoari, Tartarugalzinho, Tartarugal Grande, Mazagão, Oiapoque e Água Branca), e acreditamos que até o fim deste semestre serão transferidas  ao Estado mais 10 glebas federais.

Essa transferência só foi possível com o intenso trabalho   e união dos Órgão envolvidos (Amapá Terras, INCRA, SPU e Exército Brasileiro) na realização da base cartográfica e da rede geodésica do Estado, bem como e apoio dos Senadores da República, Davi Alcolumbre e Lucas Barreto.

Assim, supera-se um gargalo estrutural que já perdurava mais de 20 anos, posto que a Lei de doação das glebas é do ano de 2001 (Lei Federal 10.304).  É bom registrar que estas 08 glebas tem grande densidade populacional e poderão agregar em muito na produção agropecuária do Estado, como também no manejo florestal e na mineração. 

 

IMAGENS RELACIONADAS
  • 01
  • 02
  • 03
  • 04
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AMAPA TERRAS - Instituto de Terras do Estado do Amapá
Av. Almirante Barroso, 619 - Bairro: Centro - CEP: 68900-041 Macapá - Amapá
(96) 98111-438
gabinete@amapaterras.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá